domingo, 25 de julho de 2010

Tensão pré-menstrual

Posted by Força Jovem Maranguape On 13:26 No comments

Alivie os sintomas da TPM

Evite alimentos ricos em gordura ou cafeína, faça exercícios e mantenha uma alimentação saudável




É normal que aconteçam alterações no corpo de qualquer mulher nos dias que antecedem o período menstrual, principalmente mudanças significativas no estado de humor, sensibilidade e funções fisiológicas. Há aquelas que conseguem driblar esses sintomas, porém, em contrapartida, existem casos em que essas alterações incomodam demasiadamente tanto a mulher como as pessoas ao redor.


É a síndrome da Tensão Pré-Menstrual (TPM), um conjunto de sintomas comportamentais e físicos. Dores de cabeça, variações na função intestinal e inchaço são comuns nesses dias. Por isso, antes da crise, é ideal que as mulheres levem em consideração a alimentação, pois pequenos hábitos podem transformar esses dias que parecem não ter fim.


De acordo com Isaias Rodrigues, pós-graduado em nutrição e fisioterapia, e sócio da unidade eTower da academia Monday, em São Paulo (SP), deve-se evitar o consumo de álcool e alimentos ricos em sal, gorduras ou que contenham cafeína. Chá preto, mate, refrigerantes a base de coca ou guaraná e, principalmente, o café são responsáveis por agravar ainda mais o período pré-menstrual.


Procure ingerir produtos com a inclusão de vitamina B1, como arroz integral, gema de ovo, aveia e amendoim. “Alimentos a base de vitamina B6 também são indicados, por aliviarem a sensação de enjôo e irritabilidade, entre eles estão batata, banana, salmão, fígado de boi e folhas verdes”, recomenda Rodrigues. Outra sugestão é vitamina C, que atua no controle da tensão emocional. Nesse caso, aumente o consumo de laranja, limão, morango, abacaxi e até cebola.


Segundo ele, prefira e consuma produtos com cálcio, entre eles, leite e derivados, vegetais, couve e brócolis, aliviando assim as cólicas. Por fim, combata a tristeza e o nervosismo da TPM com folhas verdes escuras, grão de bico e amêndoas, pois são extremamente eficazes.


Além da alimentação adequada, a prática de exercícios garante o bem-estar nessa fase do mês. Reserve um tempo do seu dia para alongamentos, caminhar, pedalar, praticar hidroginástica e fazer exercícios aeróbios. Tudo isso é fundamental, pois relaxa a musculatura. “Qualquer forma de distração dos pensamentos é válida. Até mesmo colocar a bolsa de água quente na barriga”, finaliza Rodrigues.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja também um Seguidor! Faça Parte!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube