sábado, 12 de março de 2011

Um sonho de liberdade ( Opção de Filme,veja o Trailler)

Posted by Força Jovem Maranguape On 06:05 No comments

Um sonho de liberdade

Filme mostra a importância da amizade e da sabedoria para suportar injustiças e sobreviver em um ambiente hostil

Por Carlos Gutemberg

O clássico “Um sonho de liberdade” está entre os três filmes favoritos dos milhares de internautas cinéfilos que acessam o site do maior banco de dados de cinema do mundo, o IMDB (Internet Movie Database). O longa mostra o drama do banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins), que tem sua vida radicalmente modificada ao ser condenado à prisão perpétua sob a acusação de ter matado sua mulher e o amante dela.


No presídio, Andy desenvolve uma forte amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um homem que controla o mercado negro da penitenciária, preso há mais de 20 anos, e que tem sua liberdade condicional negada constantemente. Juntos, os dois compartilham grandes momentos. Apesar de aparentemente simples, a trama trás surpreendentes reviravoltas em ocasiões-chave.


Mesmo procurando manter-se reservado, o banqueiro é perseguido e atormentado por homossexuais na prisão, ávidos por “carne nova”. Conformado com o seu destino, ele vai ficando cada vez mais isolado, só encontrando forças e apoio para enfrentar tais adversidades no amigo e presidiário veterano.


Em determinado momento, Andy ouve o capitão do presídio se queixar das altas taxas de impostos que precisa pagar. Depois de explicar uma brecha legal para diminuir essa carga tributária, ele consegue ser designado para auxiliar o bibliotecário da prisão, passando a prestar serviços para outros dirigentes da penitenciária, que dão a ele falsas esperanças de liberdade.


Quando o filme parece se encaminhar para um desfecho comum, uma ação inesperada do banqueiro muda completamente os rumos da história. No entanto, nessa hora, o espectador consegue perceber que tudo havia sido calculado por Andy, nos mínimos detalhes, desde o início.


Disponível em DVD, o filme nos mostra a importância da amizade e da sabedoria para suportar injustiças e sobreviver em um ambiente hostil. Ele nos revela ainda que o sonho da verdadeira liberdade, almejado por muitos, inclusive na cadeia, só pode ser descrito por quem consegue de fato vivenciá-lo.

Veja o trailer do filme:


0 comentários:

Postar um comentário

Seja também um Seguidor! Faça Parte!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube