sábado, 23 de junho de 2012

Tirando dúvidas! Comer chocolate dá espinhas?

Posted by Força Jovem Maranguape On 19:09 No comments

Comer chocolate dá espinhas?




Primeiramente, vamos desvendar o que é a acne: infecção que atinge a pele de aproximadamente 80% dos adolescentes de ambos os sexos, dos 14 aos 17 anos para as meninas e dos 16 aos 19 anos para os meninos. As áreas mais atingidas são aquelas que possuem mais glândulas sebáceas, como o rosto, as costas e o peito. A acne é a obstrução dos folículos pilosos pela produção excessiva de secreção sebácea, o sebo (a palavra correta é sebo mesmo!). Com essa obstrução, há uma proliferação de alguns tipos de bactérias que causam a infecção, e daí o aparecimento das espinhas. 

O que favorece o aparecimento da acne?

O fator mais predisponente da acne é o genético: se seus pais tiveram cravos e espinhas na adolescência, é bem provável que você também seja vítima dela. Outro fato é o aumento da secreção sebácea. Mas, por que há esse aumento de secreção? Muitos estudos mostram que os hormônios que são ativados na adolescência são um dos fatores responsáveis por esse aumento. Geralmente, quem tem acne tem também a pele oleosa.

A alimentação influencia o aparecimento da acne?
Até alguns anos atrás, responsabilizava-se a ingestão de alguns alimentos, como o chocolate, o amendoim e as frituras, pelo aparecimento de cravos e espinhas. Hoje, os estudos mostram que esses alimentos têm pouca influência sobre a acne. Algumas pessoas ainda relacionam as duas coisas, mas cientificamente não há comprovação nenhuma. Se você sentir diferença na pele, como o aparecimento de mais cravos e espinhas, após ingerir algum alimento, evite comê-lo. 

Agora, esclareça alguns mitos:

- Lavar o rosto várias vezes ao dia não evita o aparecimento da acne e pode aumentar a secreção das glândulas sebáceas, piorando o quadro.

- Espremer as espinhas não deve ser um hábito, pois podemos infeccioná-las com as nossas próprias unhas.

- Masturbar-se não aumenta a quantidade de espinhas.

- Durante a menstruação, pode haver um aumento da acne devido à influência dos hormônios.

- Tomar sol não ajuda a cicatrizar a acne e, assim como lavar o rosto várias vezes ao dia, também pode aumentar a secreção sebácea.

Se você é mais uma vítima da acne, evite se automedicar e procure um médico dermatologista, pois ele é o profissional mais indicado para orientar o tratamento a ser seguido

0 comentários:

Postar um comentário

Seja também um Seguidor! Faça Parte!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube