quinta-feira, 20 de dezembro de 2012



A duração da bateria do notebook é algo importantíssimo para quem viaja muito, trabalha em locais remotos ou passa grande parte do dia longe de tomadas para dar aquela carguinha a mais na bateria. E se você vive de um aeroporto em outro, sabe o quanto o avião pode ser um local produtivo para escrever relatórios, artigos, planilhas… até que o computador exiba uma mensagem de que precisa hibernar e você fica a ver navios. O que fazer para dar tempo de terminar essas tarefas antes do avião aterrissar?
Graças aos equipamentos mais modernos, aos processadores com menor consumo de energia, aos aplicativos inteligentes e às baterias com maior duração de carga, é possível ver uma luz no fim do túnel. Se você não possui uma bateria extra para seu notebook - o que não é uma má ideia - você pode seguir alguns conselhos para prolongar a durabilidade da única que você tem.

1. Brilho do monitor


Se você está fora do alcance de uma tomada para recarregar o notebook, terá que sacrificar um pouco da qualidade de imagem de sua tela. Para isso, basta baixar o brilho do monitor, pois essa simples medida ajuda - e muito - a economizar bateria. 
A maioria dos notebooks oferece atalhos simples nas próprias teclas para regular o brilho do monitor, geralmente em símbolos azuis. Tais funções normalmente são ativadas ao pressionar a tecla Function (Fn) enquanto você aumenta ou reduz o brilho pelas teclas dedicadas. E vale lembrar: quanto maior a tela do computador, mais energia da bateria ela consumirá.

2. Calibre sua bateria


Para evitar que sua bateria 'vicie', a calibragem deve ser realizada de tempos em tempos. O ideal é de 1-3 meses. Se a bateria não estiver durando tanto como durava antes, uma calibragem regular pode auxiliar a reativar um pouco de sua durabilidade original. Para recalibrar sua bateria, basta seguir os passos:
a) Carregue toda a bateria. Quando ela atingir os 100% de carga, mantenha-a plugada por uma ou duas horas;
b) Desconecte o computador da tomada de energia e mantenha a máquina rodando até receber um aviso de que a bateria está acabando. O computador irá pedir para que você o conecte a uma fonte de energia. Ignore e deixe-a morrer completamente. Não se esqueça de salvar as alterações em seus arquivos.
c) Depois que a bateria acabar por completo, mantenha-a assim por uma ou duas horas, sem carga alguma.
d) Passado este intervalo, plugue-a novamente e deixe que ela seja completamente carregada, antes de usá-la outra vez. Ao atingir os 100% de carga, você terá uma bateria calibrada.

3. CDs, DVDs ou Blu-rays na unidade óptica


Ejete quaisquer discos possíveis de seu notebook. O simples fato de conter um disco no drive óptico leva o computador a gastar mais energia da bateria, pois vez ou outra esse disco irá rodar dentro da bandeja. O princípio é bastante lógico: quanto menos hardware estiver em uso, mais você economiza a bateria de seu computador. Por isso, o uso de programas como navegadores e editores de texto (que não acessam a unidade óptica como fazem os aplicativos de música e vídeo) é mais indicado para quem deseja prolongar a duração da bateria.

4. Periféricos gastam bateria


Certifique-se de que você não tenha periféricos plugados no notebook enquanto faz sua viagem ou trabalha longe de uma fonte de energia para recarregar sua bateria. Pendrives, webcams, dispositivos sem fio, placas de rede Wi-Fi, mouse e diversos outros são excelentes consumidores de bateria. Se você quiser durabilidade, utilize o notebook sem nada plugado a ele. Sim, isso significa que você terá de usar o trackpad ao invés do mouse. E desligar sua placa de rede sem fio sempre que possível.

5. Evite altas temperaturas


A exposição da máquina a altas temperaturas irá reduzir a durabilidade de sua bateria. Mantenha os coolers de seu computador sempre limpos e funcionais. Ventiladores muito sujos ou repletos de poeira contribuem para o superaquecimento da máquina, além de se esforçarem mais para rodar. Outra dica: evite deixar seu notebook dentro do carro em dias ensolarados ou exposto à luz solar por muito tempo. Todo calor que puder ser evitado trará bons resultados para o desempenho final de sua máquina e para a durabilidade da bateria.

6. Opções de consumo (Windows)


Usuários do Windows podem ir até o Painel de Controle e verificar as Opções de Energia do sistema, reduzindo manualmente o consumo de seu notebook. Existem opções como o desligamento do monitor enquanto ele não estiver em uso (e reativação da tela por um simples toque no touchpad ou o pressionar de uma tecla). Você também pode definir alarmes para saber quando a bateria está prestes a se esgotar, ganhando tempo para salvar todo o trabalho antes que o computador desligue.

7. Gerenciador de bateria


Instale um gerenciador de duração de bateria. Existem vários aplicativos legais que gerenciam a durabilidade e o consumo de bateria, tanto pagos quanto gratuitos (veja uma lista de softwares no Ultradownloads). Para Windows, experimente o BatteryCare ou BatteryMon. Assim, você sempre terá uma visão geral do que está acontecendo com a bateria do notebook.

8. Utilize um SSD no lugar do HD


Se para você trocar as peças do computador nunca foi uma tarefa difícil, que tal utilizar um SSD no lugar de um HD? Drivers de estado sólido (SSD) são mais econômicos, pois não usam discos giratórios para armazenar e retornar informações. Assim, eles precisam de menos energia para funcionar.

9. Desfragmentação de disco


Se a ideia de instalar um SSD no computador parece desanimadora, você pode optar por diminuir o consumo do disco rígido efetuando desfragmentações regulares. Os arquivos fragmentados forçam o computador a trabalhar mais pesado para encontrar os dados corretos, portanto, desfragmentar o disco rígido é, além de altamente recomendável para o desempenho do sistema, uma medida que auxilia a economizar energia.

10. Atualizações


Mantenha todos os drivers e aplicativos atualizados. Geralmente, os drivers mais novos são desenvolvidos para trabalhar com mais eficiência e gastam menos energia.

11. Bateria extra


Pode não ser uma saída muito barata, mas é uma das melhores e que menos falham. A maioria dos computadores vem com baterias de 6 células, que são capazes de fornecer até quatro horas de duração, dependendo do aplicativo e do grau de processamento da CPU. Você pode ter uma bateria extra de 8 ou 12 células, que pode durar até quatro vezes mais que a original.
E você, também tem alguma dica interessante para prolongar a durabilidade da bateria enquanto se está longe de uma tomada para recarregá-la? Conte para nós!




0 comentários:

Postar um comentário

Seja também um Seguidor! Faça Parte!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube